DIA DA EUROPA

No ano em que celebramos os 35 anos da entrada de Portugal na União Europeia, faz ainda mais sentido celebrar o dia da Europa.


Anualmente, a 9 de maio, comemoramos o Dia da Europa, festejamos a paz e a unidade do continente europeu.

Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus

Na sua visão, era possível a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Participar no Dia da Europa

Na comemoração do Dia da Europa as instituições europeias, em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo abrem as suas portas ao público, as representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a UE. Desde o início da crise da COVID-19, a UE convida os cidadãos europeus e de todo o mundo a descobrir a Europa de forma segura e sobretudo virtual, com eventos e visitas presenciais ou híbridos caso as condições sanitárias o permitam. Para saber um pouco mais sobre a Europa veja este conjunto de slides. Para saber todas as iniciativas que vão acontecer em Portugal veja a programação no Site da REPER Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

weUEsoUD - VILNIUS/UKMERGES, LITUÂNIA

PROGRAMA ERASMUS+ MOBILITY OF YOUTH WORKERS "FEEL FREE TO SPEAK"

weUEsoUD - GONDOMAR, PORTUGAL